domingo, 7 de outubro de 2012

Estimular ou empurrar?



Por inocência ou ignorância gastamos nossas forças deliberadamente, até que compreendemos o limite entre estimular e ‘empurrar’.
Compreendemos que estimular - o fazemos com amor, exemplos, palavras e ações.
E os ‘estimulados’, estes se aproximam por afinidade e continuam - sempre - a caminhar (longe ou perto) já comprazidos de incentivos.
Vão com o coração aberto. Esperançosos. Buscando. Prontos para tentar, recomeçar e continuar.

Compreendemos que empurrar é forçar.
Queremos tanto que os ‘empurrados’ também consigam, que se encontrem e que sintam que por amor (erroneamente) os empurramos com nossas próprias mãos.
Mas, estes ainda estão com os olhos voltados para ‘trás’. Presos nas próprias limitações e medos. Até querem, mas não se esforçam – o suficiente.
Não que tenhamos que desistir – e sim parar de empurrar. Continuamos ali. Próximos. Talvez como apoio e arrimo e quem sabe um DIA então: como ESTÍMULO.
As forças demasiadamente gastas em ‘empurrar’, certamente serão mais benéficas em ações voltadas a àqueles que apenas aspiram de estímulos para o seu ‘realizar’.
Cada qual, há seu tempo, despertará e encontrá em seu íntimo o ESTIMULO necessário para o recomeço.
Particularmente tenho prazer em estimular, mas confesso que há tempos - a ‘muitos’ venho empurrando.
E não mais o farei.
Deixarei apenas ‘flores, lembretes e sutilezas’ - visíveis pelo caminho - para que no momento certo sejam 'lidos' como estímulos – pequenos estímulos – mas na suficiência necessária.
Texto: Helenice Queiroz

2 comentários:

Sheila santos disse...

Ah, se algumas pessoas soubessem disso. seriamos tão felizes o ser humano por egoismo aprisiona e "empurra" Mais um dia saberemos respeitar o tempo necessário de cada um... há muito a ser aprendido ainda... fazemos de nossas "limitações" barreiras e nos aprisionamos.

Unknown disse...

Helenice querida,
que texto lindo e emocionante. Parabéns!
Você poderia ser seguidora do meu blog?
Beijos salpicados de estrelas,
Martha Marquez
http://ternuraantiga.blogspot.com.br